pasa top
 GUL - Guided Ultrasonics Lambware
INSPEÇÃO DE TUBOS COM ONDAS GUIADAS DE ULTRASSOM (GW-UT) 
ONDAS GUIADAS DE ULTRASSOM SUPERFICIAIS (GUL)

 
  • OBJETIVO
  • Ondas Guiadas de Ultrassom (GW-UT), ou Ondas Superficiais Guiadas de Ultrassom (GUL) avaliam a condição de tubulações metálicas, para determinar a perda de espessura, por meio da introdução de um sinal ultrassônico que percorre longas distâncias e é refletido com a ocorrência de uma descontinuidade. Especialmente indicado para avaliações globais em tubulações com a finalidade de determinar a natureza, forma e localização de perdas de espessura em tubulações aéreas, isoladas, pipeway e piperack, curtas travessias (2 a 5 m) e outras.

    Um anel de transdutores é fixado ao redor do tubo e a inspeção ocorre até 60m em cada direção. Podem ser avaliados longos comprimentos de dutos, especialmente quando o acesso for limitado. É empregado de modo geral em longos comprimentos de tubos e tubos isolados.

  • CLASSIFICAÇÃO DAS DESCONTINUIDADES
  • Indicações relevantes

    A classificação é baseada na quantidade de energia refletida quando comparada com um refletor de referência fixo (soldas, flanges); e também pela extensão do refletor ao redor da circunferência (corrosão de ponto de contato com extensão de 1/4 ao redor do tubo). Esses parâmetros são conhecidos como ECL – Perda Estimada da Seção Transversal (Estimated Cross section level) e Extent – Extensão Circunferencial (Circumferential Extension).

    Além disso, essas características são apresentadas como Linha  Negra (Black Line) para ECL e Linha Vermelha (Red Line) for Extent nos Gráficos de Características do GUL. Com a combinação das reflexões de ambos, ECL e Extent, pode-se atribuir valores, como  Severo, Intermediário ou Baixo. Essas Classificações estão indicadas nas tabelas GUL Tabelas de Reflexão (Feature Tables) e Texto do Relatório (Report Text), como: 



    Severidade Elevada
    Vermelho
    Classe 1
    Profunda e/ou altamente concentrada
    Severidade Intermediária
    Azul
    Classe 2
    Profundidade e concentração não muito severa
    Severidade 
    Baixa
    Cinza / Negro
    Classe 3
    Pouco profundo e/ou extendidade em torno da circunferência. As indicações causam alteração do sinal.

     

    De posse das indicações e mapeamentos destes locais nas tubulações, será necessária a inspeção complementar com ultrassom para localizar e medir as espessuras existentes e permitir a tomada de decisão sobre se a tubulação sofrerá reparos, ou se permanecerá em serviço.

     


     
  • Correlação GUL e PIG com ultrassom automatizado (LSI - C-SCAN)
  • As técnicas de inspeção global em tubulações (GUL e PIG) precisam ser complementadas com o ultrassom C-Scan para mapeamento preciso das regiões com perda de espessura. 

    A imagem ao lado é uma composição das varreduras realizadas em diversos pontos da tubulação, a qual foi, na sua totalidade, previamente inspecionada com o GUL. Podemos observar a presença de descontinuidades com características de redução de espessura significativas localizadas na geratriz inferior. 

    Na região indicada pelo ensaio GUL foi registrada a presença de descontinuidade com característica de redução de espessura significativa. A menor espessura remanescente registrada nesta descontinuidade é de 5,42mm, o que corresponde a uma redução na ordem de 14,65% em relação à nominal.



    Resultado da inspeção através de ondas
    guiadas (GUL).
     

    A imagem do ultrassom C-SCAN ao lado é uma composição das varreduras, onde podemos observar a presença de descontinuidades com características de redução de espessura significativas localizadas na geratriz inferior.



    PASA-NDT PHYSICAL ACOUSTICS SOUTH AMERICA   Tel: (55 11) 3082-5111 ou 3736-7777 - mistras@mistras.com.br