pasa top
 Phased Array

  Tecnologia de ensaio não destrutivo que emprega os princípios físicos do ultrassom e promove a otimização de seus recursos através de controles eletrônicos que pulsam individualmente cada elemento do mosaico de cristais, possibilitando alterações no feixe sônico. Normalmente, os pulsos são gerados em grupos de 4 a 32 elementos para melhorar a sensibilidade, aumentar ou reduzir a abertura do feixe, reduzir a propagação de ondas indesejadas e permitir uma melhor focalização.


O Phased Array pode substituir o ultrassom convencional com a vantagem de registrar 100% da inspeção, possibilitando melhor rastreabilidade dos resultados.
 
O Phased Array também pode substituir grande parte das inspeções por radiografia, com a vantagem de evitar interdições da área, minimizando custos com paralisação dos serviços.


  • Aplicações

  • A técnica de ultrassom Phased Array é utilizada principalmente para inspeção de soldas em chapas e tubos, bem como em componentes forjados, fundidos e laminados. Em razão da possibilidade de alteração na formação do feixe sônico e do ponto focal, o Phased Array possibilita excelentes resultados nas inspeções de aço carbono, inox, baixa liga e outros tipos de materiais, assim como:

    Juntas soldadas de topo entre chapas e tubos;
    Componentes com geometria complexa;
    Dutos;
    Conexões;
    Soldas estruturais;
    Eixos e trilhos ferroviários;
      Inspeção em Conexões  

     
    Inspeção em Dutos  

  • Vantagens

  •   -Aumento na confiabilidade de inspeção, com redução da subjetividade da inspeção com   ultrassom  manual.
    -Maior precisão na detectabilidade de defeitos, possibilitando um índice de reprovação menor.
    -Redução dos tempos de inspeção. O Phased Array é no mínimo 2 vezes mais rápido do que o   ultrassom manual.
    -Capacidade de direcionar o feixe sem mover o transdutor, o que possibilita a inspeção de   componentes onde o espaço seja   reduzido e não haja acesso para varredura mecânica; 
    -Inspeciona soldas com vários ângulos a partir de uma única varredura, o que aumenta   consideravelmente a probabilidade de   detecção de descontinuidades. 
    -A possibilidade de focalização do feixe melhora a capacidade de dimensionamento de defeitos   volumétricos. 
    -Laudos mais precisos e melhor controle de qualidade das soldas possibilitam o   dimensionamento   da profundidade e do   comprimento de descontinuidades.
    -Maior facilidade de rastreamento e auditoria dos serviços em razão do registro automático de   100%   de toda a extensão da solda   inspecionada. Os relatórios são customizados e podem ser   impressos e/ou eletrônicos de acordo com a necessidade do cliente.

     


    PASA-NDT PHYSICAL ACOUSTICS SOUTH AMERICA   Tel: (55 11) 3082-5111 ou 3736-7777 - mistras@mistras.com.br