pasa top
TankPAC / IBR

Esta metodologia de IBR desenvolvida pela Pasa é utilizada para o cálculo do risco de falha associado aos tanques de armazenamento que forem inspecionados com o TankPAC®. De acordo com o API-653, a extensão de campanhas operacionais só poderá ser efetuada após uma análise por IBR. Associando o ensaio de TankPac® a esta análise, o critério do API-653 é atendido. Todos os ensaios de TankPac® realizados são acompanhados por uma análise de IBR, que considera todas as variáveis pertinentes ao cálculo do risco de falha. 

• Os prazos de abertura de tanques de armazenamento no Brasil e no mundo estão atrelados a normas específicas das empresas ou ao Código API-653. A postergação de uma inspeção determinada por estes documentos só poderá ser realizada mediante uma avaliação de IBR – Inspeção Baseada em Risco.

• O programa TankPAC/IBR é uma metodologia desenvolvida pela Pasa para o cálculo do risco de falha por vazamento pelo fundo dos tanques de armazenamento API. O risco é determinado pelo cálculo da probabilidade e consequência de falha.

• Para o cálculo da probabilidade de falha considera-se o resultado do ensaio de emissão acústica TankPAC e as informações de inspeção e manutenção. Para o cálculo da consequência de falha, são considerados o produto e seu inventário, contenções existentes, tamanho do equipamento e importância do mesmo dentro do regime operacional.

• Resulta em uma classificação numa matriz qualitativa de risco 3 X 3, com 5 categorias de risco: baixo, médio-baixo, médio, médio-alto e alto.

• A classificação obtida permitirá, além de uma possível extensão de campanha, uma priorização dos tanques que sofrerão manutenções periódicas.

• Matriz de risco característica de uma análise pelo TankPAC/IBR

 

Matriz de riscos do TankPAC/IBR
 
Risco
Recomendação
Baixo
 Inspecionar com TankPAC® entre 4 a 5 anos.
Médio-Baixo
 Inspecionar com TankPAC® entre 3 a 4 anos.
Médio
 Inspecionar com TankPAC® entre 2 a 3 anos.
Médio-Alto
 Inspecionar com TankPAC® em 1 ano ou programar manutenção em 2 anos.
Alto
 Inspecionar com TankPAC® em 6 meses ou  programar parada..
Recomendações de prazos de inspeção em função do risco calculado



PASA - PHYSICAL ACOUSTICS SOUTH AMERICA   Tel: (55 11) 3082-5111 ou 3736-7777 - mistras@mistras.com.br