pasa top
 Inspeção em paradas em Usinas Termoelétricas

Somos especializados em serviços e inspeções completas durante paradas de caldeiras em caldeiras a vapor e usinas termoelétricas, com larga experiência e completo rol de serviços a oferecer, desde a aplicação de ensaios não destrutivos convencionais e especiais, até a utilização de acesso por cordas para a inspeção da fornalha e serpentinas de superaquecedores e economizadores, evitando assim a montagem de andaimes. 

Também podemos oferecer uma vasta linha de inspeções na condição de operação em serviço normal objetivando a otimização e minimização de trabalhos durante as paradas. Relacionamos a seguir os serviços prestados por nossa empresa:

  • Inspeção de UTE´s (caldeiras e acessórios) durante a Parada

  • 1) Planejamento de atividades de inspeção para atendimento à NR-13 e aos requisitos de integridade de caldeiras durante as paradas, relacionando as atividades, os recursos necessários e estabelecendo prazos de execução. 

    2) Inspeção interna e externa de vasos de pressão e de tubulação de vapor durante a parada em consonância com os requisitos da NR-13, incluindo a inspeção visual e medição de espessuras. Elaboração de relatórios e de todos os registros legais requeridos. 

     



    3) Medição de espessuras em tubulações de vapor, condensado ou de carvão pulverizado, especialmente nas curvas, para identificação de afinamentos devido à FAC ou a processos de erosão. 

    4) Inspeção visual e medição de espessuras nas paredes d´água, serpentinas de economizadores e de superaquecedores, além da inspeção visual nos queimadores e de outros componentes, por meio da técnica de alpinismo industrial (acesso por cordas), sem a necessidade de montagem de andaimes. Os profissionais certificados a trabalhar com acesso por cordas portarão também a certificação necessária às atividades de inspeção que serão desempenhadas, como “Inspetor de Equipamentos” ou “Inspetor de Medição de Espessuras por Ultrassom”. 

    5) Ensaios de ultrassom TOFD e Phased Array para a inspeção de linhas de alta energia e de coletores de vapor saturado e superaquecido, objetivando avaliar sua integridade e reduzir o risco de falhas catastróficas durante as campanhas operacionais.

    6) Inspeção de fabricação de tubulações e tubos de caldeira, utilizando as técnicas de Radiografia Computadorizada e de ultrassom automatizado Phased Array e/ou TOFD. Para tubos de pequeno diâmetro (a partir de 7/8”) pode ser utilizado o scanner “Cobra” com a técnica Phased Array.


    7) Ensaios de radiografia computadorizada para aplicações de identificação de corrosão interna ou externa em tubulações, e para a inspeção de soldas. Observação: a utilização dos ensaios de Phased Array ou de radiografia computadorizada como ferramentas do Controle da Qualidade, conforme citados nos itens 6 e 7, resulta em grande economia de tempo e dinheiro quando comparados à alternativa de utilização da radiografia convencional. A utilização destas técnicas proporciona numa substancial redução do tempo de parada e uma economia de alguns milhões de reais.

     8) Aplicação de ensaios não destrutivos convencionais, por demandas específicas de avaliação de integridade ou para atendimento aos requisitos de controle de qualidade na fabricação de peças ou em reparos. 



    9) Inspeção de tubos de trocadores de calor e condensadores com ensaios IRIS ou Eddy Current. 

    10) Aplicação de ensaios não destrutivos especiais, como o ACFM e a emissão acústica para a identificação de trincas em equipamentos e tubulações. 

    11) Inspeção de turbinas (rotores, diafragmas, estojos, rolamentos, válvulas, etc.). 

    12) Outros serviços de engenharia e inspeção relacionados aos equipamentos, que se comprovem necessários, como análise de falhas e projeto de reparo.

  • Inspeção de UTE´s (Subestações e Transformadores) na Condição de Serviço
  • 1) Inspeção de transformadores para a identificação, localização e classificação de descargas parciais através do ensaio de emissão acústica.

    2) Identificação e monitoramento de vazamentos de SF6 em subestações.

     


     
  • Inspeção de UTE´s (Tubulações e Acessórios) na Condição de Serviço

  • 1) Ensaio PEC – Eddy Current Pulsado para medição de espessuras de curvas em tubulações de vapor e condensado sujeitas à FAC – Flow Accelerated Corrosion, sem a remoção do isolamento térmico. 

    2) Aplicação do ensaio de ondas guiadas em tubulações de gás ou óleo combustível, para a garantia de sua integridade e prevenção contra processos corrosivos atmosféricos ou sob o isolamento térmico. 

    3) Fornecimento de mão de obra de inspeção (técnicos de inspeção de equipamentos) para o acompanhamento do dia a dia da unidade, efetuar as inspeções de rotina e cuidar dos registros e requisitos legais. 

    4) Serviços de engenharia para análise de desvios mecânicos e determinação de adequações para operação com segurança. 

    5) Instalação do sistema de monitoramento contínuo e permanente, denominado Triple 5™ para a rápida identificação, localização e alarme na eventual ocorrência de vazamento de vapor na parte interna da caldeira. 

    Consulte-nos, para maiores informações.
     


    PASA-NDT PHYSICAL ACOUSTICS SOUTH AMERICA   Tel: (55 11) 3082-5111 ou 3736-7777 - mistras@mistras.com.br