Home



VASOS DE PRESSÃO
 ACFM - Alternating Current Field Meassurement

Técnica END utilizada para detecção, avaliação de profundidade e dimensionamento de descontinuidades que afloram à superfície. Especialmente indicada para soldas em vasos de pressão, estruturas, tubulações de aço comum e inox. Não requer preparo de superfície nem remoção da pintura.



O ACFM é uma técnica eletromagnética, utilizada para a detecção de descontinu-idades superficiais em materiais condu-tores. A sonda de ACFM induz uma corrente elétrica uniforme no material a ser inspecionado, o qual por sua vez produz um campo magnético que sofre alterações e flui ao redor das arestas de descontinu-idades presentes. Pequenos sensores são montados dentro das sondas, os quais são utilizados para detectar essas alterações de campo magnético.

Essas medições, em conjunto com o modelamento matemático do software, são utilizadas para determinar com grande precisão o comprimento e a profundidade de uma descontinuidade, principalmente se a origem for fadiga.

A aplicação da técnica dispensa a necessidade de remoção e recomposição de revestimentos e, assim, economiza recursos de preparação da superfície e recomposição do revestimento. Finalmente, a unidade é acoplada a uma sonda adequada para o material e geometria da peça inspecionada e utiliza um software de última geração. Esta combinação representa um avanço qualitativo na velocidade e precisão da tecnologia ACFM. A capacidade de avaliar a posição,localizar anomalias e determinar suas dimensões, profundidade e comprimento, em tempo real, torna o método altamente eficiente para ins-peções superficiais.


A técnica tem eficiência compro-vada para a determinação de defeitos superficiais em soldas, de um modo geral, e em vasos de pressão, tanques de armaze-namento, tubulações, estruturas e outros equipamentos soldados, revestidos ou não.




 

SERVIÇOS PRODUTOS